sexta-feira, 26 de agosto de 2011


Matéria publicada pela Costa Norte Comunicação

Clique aqui para ver o original


Tradições do México, Chile e do Brasil são apresentadas pela Abrasoffa


Belos figurinos marcaram as apresentações de dança dos três países
Por Ana Cláudia Gomes 
Três grupos da Abrasoffa (Associação Brasileira de Organizadores de Festivais de Folclore e Artes Populares) estiveram apresentando suas danças típicas em Bertioga nesta quinta-feira (25), na tenda montada na Praça de Eventos, centro, dentro da programação do ‘24º Brasil Fest in Folk’.
O Chile esteve representado pelo Grupo de Cantos e Danças Tradicionais Del Bio Bio, de Concepcion. O México, pelo Alma Mexicana, do Instituto Mexicano do Seguro Social. E o Brasil foi representado pelo Centro de Tradições Gaúchas Querência de Rio Verde, de Goiás.
Chilenos
Segundo Marta Gallegos, presidenta do Del Bio Bio, o grupo chileno conta com 19 integrantes e a dança representa alguns costumes antigos dos moradores da Ilha de Páscoa. Uma das danças representa os movimentos da competição de canoa.
Mexicanos
Os bailes mestiços que resgatam a cultura espanhola e indígena do México foi o destaque da apresentação do Alma Mexicana. O diretor e coreógrafo Miguel Pineda trouxe para Bertioga 15 componentes, entre bailarinos e cantores. A apresentação chamou a atenção pelo figurino, com o colorido exuberante, revelado a cada troca roupas dos bailarinos.
Gaúchos
Jovens e adultos mostraram a graça e a beleza das danças gaúchas, vindas de Goiás. Segundo o coreógrafo Leandro Gonçalves, o grupo existe desde 1988 e a proposta foi reunir gaúchos que passara a viver em Goiás, para manter e difundir as tradições do Rio Grande de Sul. “O Centro conta com componentes de vários Estados do Brasil”. O grupo também apresentou a dança dos facões, realizada pelos homens da companhia, e reuniu beleza e força, além de integrar à música ao som dos facões se tocando durante a apresentação.
Exceção
A Colônia de Pescadores Z-23, responsável pela realização da 18ª Festa do Camarão na Moranga, abriu uma exceção, à pedido do FSS (Fundo Social de Solidariedade), e elaborou o prato para os convidados do evento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário